Cobogós- elementos bonitos, versáteis e sempre atuais
Cobogós – eles voltaram ainda melhores!
Cobogó é o nome comumente empregado para elementos vazados que podem ser utilizados em paredes internas, fachadas e muros para proporcionar maior ventilação, luminosidade e privacidade.
Ele voltou com força total nos últimos anos graças à sua versatilidade e beleza. Tem ainda o diferencial de fazer a luz natural projetar a sombra de seu desenho nos pisos e paredes, transformando todo o ambiente, além de proporcionar passagem de ar e iluminação natural.
Origem
Seu nome deriva das iniciais dos sobrenomes dos três engenheiros que trabalhavam em Recife- PE e que o idealizaram na década de 1920: Amadeu Oliveira Coimbra (português), Ernest August Boeckmann (alemão) e Antônio Góis (brasileiro).
O cobogó é uma herança da cultura árabe, baseado nos muxarabis. Fez tanto sucesso, que foi amplamente difundido nas décadas seguintes por nomes como Artacho Jurado (nos bairros de Higienópolis e República , em São Paulo e em Santos – SP) e Lucio Costa em referências sutis à arquitetura colonial, tornando -se um elemento muito presente na arquitetura moderna brasileira.
Inicialmente, o cobogó era produzido em cimento. Mais tarde, este elemento também passou a ser produzido em tijolo, cerâmica esmaltada, vidro, madeira e metal.
Alguns exemplos de cobogós e outros elementos vazados
Contemporâneos:
Vamos começar com algumas obras de um dos mais renomados e tradicionais criadores de cobogó no mundo, o escultor austríaco Erwin Hauer. A obra de arte em forma de elemento vazado abaixo teve seu desenho desenvolvido por ele.
O elemento vazado abaixo, de criação do mesmo escultor, foi executada em MDF para o Museu de Artes Finas de Boston, obra do arquiteto Norman Foster.
No Brasil, berço do cobogó, as formas e os materiais utilizados na fabricação deste elemento estão cada vez mais diversificados.
‘
Restaurante Disfrutar em Barcelona, Espanha Projeto: EL EQUIPO CREATIVO_ Oliver Franz Schmidt + Natali Canas del Pozo + Lucas Echeveste Lacy I Fonte: www.elquipocreativo.com.br
Os cobogós com desenhos mais antigos utilizados originalmente em cimento, agora repaginados em louça:
Começamos com algumas fotos dos cobogós originais (de cimento) abaixo:
Esses mesmos desenhos dos primórdios do cobogó ainda são utilizados com muita propriedade em materiais diversos (cerâmica, madeira e outros).
Quais cobogós usar e onde comprar
Para saber quais cobogós usar e onde encontrá-los, BAIXE O E-BOOK COMPLETO NESTE LINK!!
Como instalar os cobogós
O vídeo abaixo é de uma das maiores fabricantes de elementos vazados no Brasil, a Portobello. Foi utilizado como exemplo o modelo Planalto:
Veja também este e-book que preparei para você sobre como deixar a sua sala incrível!
A decoração da sua casa também pode ser feita de forma a judar a sua saúde. Esta matéria que preparei para você mostra como!
Sem comentários