Sapatinho de judia- veja como cultivar essa planta incrível! - Adriano Gronard
22186
post-template-default,single,single-post,postid-22186,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,select-child-theme-ver-1.0.0,select-theme-ver-3.7,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Sapatinho de judia- veja como cultivar essa planta incrível!

🌿O sapatinho de judia (Thunbergia mysorensis) é uma trepadeira perfeita para pergolados, pois todo o esplendor exótico e de cores vibrantes de suas flores🌸 aparece pendurado sobre a pérgola, formando um verdadeiro ” lustre de flores”.

A planta é originária da Índia e floresce da primavera ao final do verão. Além de lindas, suas flores contém um néctar que atrai muitos beija-flores🐦. Pode ser cultivado em praticamente todo o Brasil com restrição para regiões de altitude com invernos rigorosos.

COMO CULTIVAR O SAPATINHO DE JUDIA

🌿🍁Essa é uma ilustração botânica da trepadeira sapatinho de judia! Aqui, eu falo sobre plantio🌱 e cuidados💦 com a espécie.⤵

Pode ser cultivado em pergolados altos onde possa mostrar todo o esplendor de suas flores🌺 pêndulas. Não colocar em muros, onde não se desenvolverá muito bem. A luminosidade do local pode ser de sol ☉pela manhã com sombras à tarde, o que propiciará uma vegetação de cor mais intensa. Aceita sol pleno também, mas as folhas não ficam tão verdes. Por outro lado, se não tiver pelo menos 4 horas diárias de sol , as floradas perdem intensidade. Após plantar o torrão, fixar um tutor inicial para condução da muda até o suporte, amarrando de leve com fio de nylon ou barbante, para não estrangular os ramos. Regar bem.💧💧💧 Anualmente📆, no final do inverno❄, deve-se realizar uma poda✂ leve em ramos secos e adubar com material orgânico, como farinha de osso, por exemplo, ou NPK ( adubo inorgânico) na proporção 4-14-8, com cerca de 100 gramas por muda e rega abundante!

Adriano Gronard Paisagismo

5 Comentários
  • Evelyn

    14 de julho de 2018 às 9:34 am Responder

    Minha sapatinho de judia está dando a primeira florada agora (jul/2018). Porém as flores estão caindo. Às vezes o botão cai sem nem mesmo abrir.
    A planta tem irrigação e já fizemos adubação. Também já olhei se tinha alguma Praga e não encontramos nada.
    O que será que pode ser?

    • Adriano Gronard

      21 de setembro de 2018 às 9:20 am Responder

      Oi, Evelyn! Pela descrição , parece ser ácaro!
      Você pode tentar aplicar acaricida. Caso você esteja aplicando sulfato de cobre ou outro adubo foliar em spray, evite ao máximo borrifar sobre a flor

  • ANTONIO

    19 de agosto de 2018 às 1:04 pm Responder

    ola, tudo bem? excelente site, parabéns.
    tenho uma questao, pode me ajudar?

    tenho uma sapatinho plantada 8 meses num vaso 50x50x50, ela esta amarelando, as vezes, a folha fica pintada e wuase todas estao queimando e caem.

    o que pode ser?

    • Adriano Gronard

      21 de setembro de 2018 às 9:17 am Responder

      Oi, Antonio! Muito obrigado! Pela sua descrição, parece ser fungo. Veja se a terra não está ficando molhada demais e por muito tempo após a rega. Entre uma rega e outra, espere a terra secar quase totalmente. Para fungos, há no mercado o Forth FUNGICIDA. Não pode ser aplicado em horário de sol forte. O ideal é no fim da tarde, ou à noite.
      Para prevenir ou matar possíveis pragas, você pode aplicar, inicialmente , cipermetrina ou algum outro inseticida da família dos piretróides. Após anular a praga, você pode partir para os inseticidas orgânicos (mais saudáveis), como Sempre Verde Inseticida Orgânico ou o óleo de neen. Sempre use luvas e nunca borrife veneno contra o vento. Evite inalar e lave bem as mãos e o rosto após a aplicação. Espero que dê certo!

Publicar um comentário